4/30/2009

Teatro Escolar - Escola Limpa

Durante um intervalo do turno da manhã, o grupo de teatro do Liceu Nacional apresentou a sua mais recente peça, "As vigarices do Senhor Lixo". Esta peça é um alerta para a importância da limpeza e higiene no ambiente escolar, e insere-se no projecto Escola Limpa.




4/24/2009

Como são feitos os "desenhos animados"?


A Oficina em Língua Portuguesa do liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha teve o prazer de receber os cineastas António Costa Valente e António Bento, que deram a conhecer a colaboradores, professores e alunos os princípios básicos de utilização de um programa de animação (Animatrope).

O programa ficará disponível nos computadores das oficinas, para uso da comunidade escolar.

Na próxima segunda-feira, a equipa do Cine Clube de Avanca segue para a cidade de Gabu, onde será também divulgada esta iniciativa.

Ao interior da Guiné-Bissau chegará ainda a primeira longa-metragem de animação portuguesa - Até ao Tecto do Mundo - que tem estado em cartaz no Centro Cultural Português e nalgumas escolas da cidade de Bissau.

4/22/2009

Visita de quatro deputadas portuguesas

Quatro deputadas portuguesas do grupo parlamentar português sobre a população e desenvolvimento visitaram hoje a Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Nacional. Maria Antónia Almeida Santos, Luísa Salgueiro, Maria Ofélia Monteiro e Ana Manso.

Os professores Manuel Oliveira e Dulce Rodrigues fizeram as honras da casa.

As senhoras Deputadas também visitaram a Sala de Informática e a Sala de Formação.

No mesmo dia, também visitaram a Oficina dois cineastas portugueses, Carlos Silva e Costa Valente, que se encontram em Bissau para a divulgação do primeiro filme de longa-metragem do cinema de animação português, "Até ao Tecto do Mundo".


4/07/2009

4º aniversário do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha

No passado sábado, dia 04 de Abril de 2009, comemorou-se o 4º aniversário do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha.
.
Entoação do hino nacional e hastear da bandeira.
.
Intervenção de vários elementos da comunidade escolar, na voz de um encarregado de educação, do novo presidente da Associação de Estudantes, de um familiar do patrono do liceu, do presidente da Comissão Organizadora, do presidente da CONAEGUIB, de um representante sindical, de um professor do PASEG, do Director do liceu e do actual Secretário de Estado da Educação.
.
Visita do Secretário de Estado da Educação à Oficina em Língua Portuguesa e à Sala de Formação.
.
Cocktail de recepção aos convidados.
.
Alguns elementos docentes femininos…
.
Alguns elementos docentes masculinos…
.
… fotografia de grupo!
.
A festa prolongou-se até ao final do dia, com a apresentação de diversas actividades por parte dos alunos: recitação de poesia, dança, play-back e eleição da miss do liceu...
.

4/01/2009

Desafio "Sudoku"

Alguns alunos, da 10ª e da 11ª classes, apareceram no Liceu, como de costume, para as aulas. Como não tiveram aulas, por motivo da greve dos professores guineenses, dirigiram-se para a Oficina. Então, como já andavam, pelo menos alguns deles, interessados no jogo Sudoku, resolvemos lançar-lhes um desafio.
Fomos para o pátio da entrada da Oficina, como não havia aulas, e fizemos aí mesmo um concurso de Sudoku.
O primeiro jogo foi um pouco lento, mas, a partir do segundo, todos os participantes tentaram ser mais rápidos, pois, havia um prémio, um livro, para o primeiro que acabasse cada jogo.

Nem todos os alunos quiseram participar, mas ao longe reparámos que iam fazendo na mesma.


Claro que houve vencedores, curiosamente, só vencedoras!