3/08/2007

Mega Tarde da Matemática

Para combinar com um “mega” dia como o V aniversário das Oficinas em Língua Portuguesa, nada melhor do que a preparação de uma actividade especial como uma “Mega Tarde da Matemática”. Esta ideia adveio da actividade semanal “Tardes da Matemática”, cujo sucesso, junto aos alunos, fez com que eles próprios propusessem que recriássemos um momento, onde fossem explorados os seus jogos preferidos, aprendidos noutras sessões. Foram 4 os jogos seleccionados. Desta vez, os alunos jogaram em jeito de competição, tendo direito os vencedores a um prémio simbólico no final.
Tangram competição

O Tangram, jogo já mencionado anteriormente, permite que os alunos consigam construir inúmeras figuras, dando asas à imaginação e criatividade.
Foi nessa construção de modelos que os alunos se embrenharam durante a actividade, tentando sempre ser mais rápidos que o colega. Claro está, que trabalhar esta actividade é uma excelente oportunidade para relembrar algumas figuras geométricas e propriedades das mesmas!

Dominó dos 5

Adicionar a compreensão dos múltiplos de cinco a um bom cálculo mental e o conhecimento das regras do jogo do dominó habitual são os ingredientes necessários e suficientes para ser um vencedor neste jogo.
O desafio dos alunos é desvendar estratégias que lhes permitam criar as situações de cálculo, que lhes favoreçam o jogo.

Jogo do Ouri

De origem africana, o Ouri é um jogo do conhecimento geral dos alunos que através dele desenvolvem estratégias incríveis de cálculo mental em operações aritméticas elementares.

Este jogo é procurado pelos jogadores mais experientes que gostam de mostrar o seu mérito e por novatos que aprendem as regras e aproveitam para aprimorar diferentes estratégias de jogo.

Jogo do Hex

O jogo do Hex é por excelência um jogo de estratégia. As regras são muito fáceis o que motiva os alunos para o jogo. Para conseguir a vitória é necessária capacidade de abstracção a procura de uma estratégia consistente de jogo que os alunos vão desenvolvendo com a prática.


Esta actividade, pensada de modo especial para este dia, acabou por despertar interesse a outros alunos, que ainda desconheciam as Tardes mais Matemáticas da semana!

Sem comentários: