6/24/2007

Uma História com Clim@ e final feliz!

Uma História com Clim@, concurso lançado pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, teve a participação de alunos guineenses!


O concurso consistiu na produção de um texto realizado a partir de algumas imagens disponibilizadas pela organização do concurso focando as alterações climáticas e suas consequências na vida das pessoas.
Alguns alunos aderiram a esta iniciativa e trabalharam um tema relacionado com a poluição durante algumas semanas. Um dos grupos de alunos participantes escolheu a imagem apresentada em baixo. O tema escolhido associado a esta imagem foi Chuvas ácidas e o Efeito de estufa, estudaram-no e fizeram uma pequena produção escrita que ilustraram com sugestivas fotografias de Bissau.
Já o outro grupo apostou no tema: A Poluição e a nossa cidade, alertando para as alterações climáticas que advêm da poluição do ar e da poluição sonora. Os temas abordados foram sempre estudados tendo em conta a realidade da cidade de Bissau e tiveram como ponto de partida a imagem que se segue.

Na passada semana, foram dados a conhecer os resultados deste concurso pela equipa do Centro CRIE da Faculdade e foi com grande entusiasmo que professores e alunos receberam a notícia de que os dois trabalhos enviados foram premiados na categoria E, equivalente à 7.ª, 8.ª e 9.ª classes nos níveis de escolaridade da Guiné-Bissau.

Pode consultar em http://nonio.fc.ul.pt/actividades/concurso/concurso.htm.


Para estes alunos guineenses a participação no concurso foi assim uma excelente oportunidade não só de mostrarem um pouco da sua realidade a alunos de um país com características climáticas substancialmente diferentes como é Portugal, mas, sobretudo, de mostrarem a todos os alunos guineenses que é possível vencer e alcançar os objectivos a que nos propomos desde que trabalhemos com interesse, dedicação e responsabilidade…

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos neste concurso!!!

Fazer chegar o nome da Guiné-Bissau a Lisboa através de uma iniciativa como esta é "ouro sobre azul".
Li estas palavras com um sorriso nos lábios e com uma ponta de orgulho...

Beijo para todos e bom trabalho!!!

Anónimo disse...

PARABENS AOS PREMIADOS!
PARABENS AOS ALUNOS E PARABENS AS PROFESSORAS!!
CONTINUEM!!!