11/07/2007

E vai mais uma!...

Pois é… o PASEG não pára. Aí está mais uma Oficina em Língua Portuguesa a nascer. Quem se prepara, a bom ritmo, para a receber é o Liceu Jorge Ampa.
Este liceu, até ao ano lectivo transacto, não contava com a colaboração dos professores portugueses. O escasso número de recursos humanos nunca o permitiu e, num país onde muito há para ajudar a fazer, as prioridades recaíram sempre noutros liceus. Entretanto, no início do passado ano lectivo, a família de professores cresceu e, de imediato, se iniciaram, naquele Liceu, dois Cursos de Língua Portuguesa para professores.
Uma vez que a experiência correu muito bem, logo se pensou em fazer mais. Os pedidos de ajuda choveram e, mais uma vez, o PASEG aceitou o desafio.
Assim, e sempre em estreito diálogo com a Direcção, escolheram-se duas salas de aula que se preparam, neste momento, para receber, à imagem de outros liceus de Bissau, a nova Oficina em Língua Portuguesa. Na primeira sala, professores e alunos terão, à sua inteira disposição, materiais diversos que facilitarão, sem dúvida, as suas respectivas actividades. Todos os professores terão materiais adequados para a preparação das suas aulas e os alunos poderão, sempre que quiserem, dispor dos mesmos materiais no seu estudo. A outra sala destina-se a receber Cursos de Língua Portuguesa, de Informática, bem como todos os formandos do GAP (Grupo de Acompanhamento Pedagógico). De realçar ainda que o PASEG ofereceu um gerador ao Liceu que, para além do suporte às novas salas, permitirá, entre outras actividades, a projecção de filmes, de jogos de futebol, etc.

Neste momento, apesar das obras nestas duas salas ainda não estarem concluídas, a formação do GAP já se iniciou, tal como dois Cursos de Língua Portuguesa para professores.
O primeiro passo está dado e, como dizia alguém deste liceu: “mais vale tarde do que nunca”.

Sem comentários: