6/26/2007

Sarau PASEG



À hora marcada, os convidados para o Sarau foram recebidos ao som de guitarras.
A apresentação esteve a cargo das professoras do Paseg.
A Coordenadora do PASEG, Dra Helena Castro, discursando no Sarau.
A Poesia e a Guitarra Clássica estiveram lado a lado em vários momentos do Sarau.








O Canto da Samora encantou com canções africanas e portuguesas.
O teatro também esteve em palco neste Sarau PASEG.
Primeiro, a "Tia de Bissau", depois, uma antevisão da peça "Casamento Falhado".








Ainda houve o lançamento da 1ª Edição do jornal escolar "O Anunciador" e o lançamento do Livro de Culinária "Sabores da Tabanca" e mostra gastronómica guineense.

A todos os alunos, cerca de cinquenta, que participaram nas actividades do Sarau, o nosso Obrigado!



6/24/2007

Uma História com Clim@ e final feliz!

Uma História com Clim@, concurso lançado pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, teve a participação de alunos guineenses!


O concurso consistiu na produção de um texto realizado a partir de algumas imagens disponibilizadas pela organização do concurso focando as alterações climáticas e suas consequências na vida das pessoas.
Alguns alunos aderiram a esta iniciativa e trabalharam um tema relacionado com a poluição durante algumas semanas. Um dos grupos de alunos participantes escolheu a imagem apresentada em baixo. O tema escolhido associado a esta imagem foi Chuvas ácidas e o Efeito de estufa, estudaram-no e fizeram uma pequena produção escrita que ilustraram com sugestivas fotografias de Bissau.
Já o outro grupo apostou no tema: A Poluição e a nossa cidade, alertando para as alterações climáticas que advêm da poluição do ar e da poluição sonora. Os temas abordados foram sempre estudados tendo em conta a realidade da cidade de Bissau e tiveram como ponto de partida a imagem que se segue.

Na passada semana, foram dados a conhecer os resultados deste concurso pela equipa do Centro CRIE da Faculdade e foi com grande entusiasmo que professores e alunos receberam a notícia de que os dois trabalhos enviados foram premiados na categoria E, equivalente à 7.ª, 8.ª e 9.ª classes nos níveis de escolaridade da Guiné-Bissau.

Pode consultar em http://nonio.fc.ul.pt/actividades/concurso/concurso.htm.


Para estes alunos guineenses a participação no concurso foi assim uma excelente oportunidade não só de mostrarem um pouco da sua realidade a alunos de um país com características climáticas substancialmente diferentes como é Portugal, mas, sobretudo, de mostrarem a todos os alunos guineenses que é possível vencer e alcançar os objectivos a que nos propomos desde que trabalhemos com interesse, dedicação e responsabilidade…

6/22/2007

Sarau PASEG




Clique, por favor, na imagem, para ler o programa do Sarau PASEG.

6/20/2007

Fotonovela - Escola Viva

(Clique, por favor, na imagem, para ampliar e ler!)

6/11/2007

10 de Junho - Liceu Nacional

No passado dia 8 de Junho, comemorou-se, na Oficina do Liceu Nacional, o Dia de Portugal.
Durante o período da manhã, a Oficina foi uma festa! O Sr. Luís Vaz de Camões apareceu para uma breve entrevista e os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre o poeta.

Infelizmente, o espaço da Oficina foi pequeno para todos aqueles que quiseram assistir ao evento!

Depois de conhecerem a vida de Camões, todos escutaram com entusiasmo alguns poemas do ilustre poeta.





A TNK (Televisão N'Krumah) também esteve presente.

Houve tempo para algumas canções em português.

Seguiu-se o concurso "Trivial da Lusofonia", com várias equipas inscritas.


Por fim, a Dr.ª Ana Correia, em representação da Embaixada de Portugal, procedeu à atribuição dos prémios aos vencedores e participantes nas actividades do evento.

A equipa vencedora do "Trivial da Lusofonia".

6/06/2007

Colaborador da Oficina do Liceu Samora Machel

A Oficina do Liceu Samora Moisés Machel ganhou mais um colaborador voluntário guineense: Isnaba dos Santos de 21 anos, 11ª Classe, ex-aluno da referida escola. Este novo colaborador, a juntar a mais dois voluntários já existentes desde 2005 - Ansumane Sanha e Nelson Dias - são uma mais valia e uma preciosa ajuda em todas as actividades desenvolvidas no local em questão, sendo que estes últimos ao longo do tempo e após formação especifica dada pelos professores portugueses do PASEG, já ministram, autonomamente, alguns cursos de Informática direccionados à população escolar.
Isnaba dos Santos, por enquanto, dá apoio aos alunos na sala de leitura, facultando-lhes a bibliografia necessária para os trabalhos de pesquisa e T.P.C., sob a orientação de professores do PASEG ali presentes.

Formação sobre Textos Utilitários

A pedido de um grupo de 17 jovens membros da Associação de Jovens de Missira em Bissau, está a decorrer, semanalmente, desde o mês Maio, uma Formação sobre Textos Utilitários na Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Samora Moisés Machel.

Dado ao sucesso deste tipo de Formação o número de inscrições teve de ser alargado também aos alunos da referida escola, o que resultou, inesperadamente, num total de 25 formandos.

Boletim 6 - Maio

(Clique, por favor, nas imagens, para ampliar e ler)