11/26/2007

Boletim 9 - Outubro



(Clique, por favor, na imagem para ler!)

11/17/2007

Visite os murais de Sofia Martinho


A professora do Paseg, Sofia Martinho, desde 2005, nos seus tempos livres, tem vindo a pintar os murais das Oficinas em Língua Portuguesa. Prova disso, as mais de duas dezenas de murais que já pintou.
Conheça os seus murais visitando o blog das suas pinturas.
Boa Visita!

11/16/2007

O Dia Um

A Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha regressou ao activo em Outubro, mas foi já este mês que oficializou a sua reabertura. No dia 1 de Novembro criou-se um dia diferente. Foram muitos os alunos que encheram a oficina, de manhã e de tarde, e puderam assistir a uma sessão de cinema e participar em vários jogos e outras actividades, como “O Cantinho da Ciência”, “O Loto da Matemática” e “Às Voltas com a Música”.
Para todos, um bom ano lectivo!

11/15/2007

POP em marcha!!

O POP arrancou em grande força.
Os alunos responderam à chamada desde o início do ano lectivo motivando os professores a dinamizarem com entusiasmo as diferentes actividades propostas.
Aqui ficam alguns exemplos…



Modelagem
Jogos de apresentação



Jogos de exterior


POP - Primeiro o Português


Atentos às dificuldades de aprendizagem e de comunicação em português revelas pelos alunos das diferentes escolas e níveis de ensino em Bissau, a equipa do Ensino Básico do Paseg iniciou este ano lectivo 2007/2008 um projecto inovador .
O POP - “Primeiro o Português” – consiste num projecto que envolve a selecção, organização e experimentação de um conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas a realizar com crianças da 1ª classe do Ensino Básico e Unificado.
Este projecto está a ser desenvolvido com duas turmas da 1ª classe do Ensino Básico da Escola Salvador Allende e dois professores recém-formados da Escola Normal 17 de Fevereiro.
Com este projecto pretende-se realizar uma compilação de actividades que, posteriormente, poderão ser utilizadas por professores do Ensino Básico.

PENSATEMPOS!

Pensatempos (expressão de Mia Couto) é um programa para pensar e para passar o tempo, da responsabilidade dos professores de Filosofia do PASEG. Notícias do mundo, personalidades, passatempo Curiosidade Filosófica, convidado do dia… são algumas das rubricas que podemos ouvir todas as sextas-feiras na rádio Bombolom, pelas 17.45h.

11/07/2007

E vai mais uma!...

Pois é… o PASEG não pára. Aí está mais uma Oficina em Língua Portuguesa a nascer. Quem se prepara, a bom ritmo, para a receber é o Liceu Jorge Ampa.
Este liceu, até ao ano lectivo transacto, não contava com a colaboração dos professores portugueses. O escasso número de recursos humanos nunca o permitiu e, num país onde muito há para ajudar a fazer, as prioridades recaíram sempre noutros liceus. Entretanto, no início do passado ano lectivo, a família de professores cresceu e, de imediato, se iniciaram, naquele Liceu, dois Cursos de Língua Portuguesa para professores.
Uma vez que a experiência correu muito bem, logo se pensou em fazer mais. Os pedidos de ajuda choveram e, mais uma vez, o PASEG aceitou o desafio.
Assim, e sempre em estreito diálogo com a Direcção, escolheram-se duas salas de aula que se preparam, neste momento, para receber, à imagem de outros liceus de Bissau, a nova Oficina em Língua Portuguesa. Na primeira sala, professores e alunos terão, à sua inteira disposição, materiais diversos que facilitarão, sem dúvida, as suas respectivas actividades. Todos os professores terão materiais adequados para a preparação das suas aulas e os alunos poderão, sempre que quiserem, dispor dos mesmos materiais no seu estudo. A outra sala destina-se a receber Cursos de Língua Portuguesa, de Informática, bem como todos os formandos do GAP (Grupo de Acompanhamento Pedagógico). De realçar ainda que o PASEG ofereceu um gerador ao Liceu que, para além do suporte às novas salas, permitirá, entre outras actividades, a projecção de filmes, de jogos de futebol, etc.

Neste momento, apesar das obras nestas duas salas ainda não estarem concluídas, a formação do GAP já se iniciou, tal como dois Cursos de Língua Portuguesa para professores.
O primeiro passo está dado e, como dizia alguém deste liceu: “mais vale tarde do que nunca”.

Português sem limites!

As Oficinas continuam em força e, cada vez mais, em movimento. A prova viva disso são os variados cursos que já estão em funcionamento e que têm tido uma enorme adesão por parte de alunos e professores.
Um bom exemplo deste sucesso é o novo curso de língua portuguesa - Português sem Limites - que uma professora do PASEG está a leccionar na Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Samora Moisés Machel.


Embora, inicialmente, estivessem abertas inscrições apenas para 20 formandos (dado o espaço da sala de formação), a adesão foi tão grande que a Oficina acabou por ter de se "desdobrar" e, neste momento, já assistem assiduamente ao Português sem Limites cerca de 40 alunos!

É caso para dizer: "quantos mais, melhor!"

11/03/2007

Blog da biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde

O Blog da Biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde está a promover uma campanha de recolha de material escolar e informático para as escolas do PASEG.


Esta campanha tem o apoio dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação, 10º ano O.

Sucesso para esta nobre campanha e o nosso OBRIGADO!