6/15/2008

Último Dia de Aulas

No dia 13 de Junho, último dia de aulas, os Liceus Dr. Rui Cunha e Dr. Agostinho Neto juntaram-se para discutir em português. Para finalizar o curso “Pensar, Conversar, Discutir em Português”, que decorreu nas Oficinas em Língua Portuguesa dos dois liceus, as professoras que o dinamizaram, Sílvia Mendes e Tânia Sá, decidiram confrontar as duas turmas num debate. O curso incidiu essencialmente no aperfeiçoamento da expressão oral em português, através da preparação e realização de debates sobre temas actuais. O tema que levou as duas turmas a um confronto foi “A língua portuguesa deve passar a ser a 1ª língua da Guiné-Bissau”.

Sob o olhar atento de um júri composto pelo colaborador da Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Rui Cunha, Abú Silá, pelo Vice-Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico do Liceu, Saná, e a professora de português do Liceu João XXIII, Sofia Costa, as duas turmas disputaram a palavra para argumentar ora contra, ora a favor da afirmação que constituiu o tema do debate. O debate foi de tal maneira aceso que foi difícil interromper os grupos para o júri deliberar qual seria o grupo vencedor. Com a pontuação renhida de 140 para 145 pontos, saiu vencedora a turma do liceu Dr. Agostinho Neto. E, claro, a Língua Portuguesa, que ressoou confiante, emocionada, disputada e entusiasmada nas paredes da oficina.


Depois do debate foram entregues, a alunos e professores, os certificados de conclusão dos vários cursos que decorreram na Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha ao longo do ano lectivo 2007/2008.
Entre outros, receberam os certificados os alunos do Clube e Atelier de jornalismo, cujo trabalho está já disponível no blog do Anunciador - o jornal escolar do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha.


Pode aceder aqui ao jornal electrónico.

Apesar das aulas terem terminado, dando lugar à época de provas globais e exames, a Oficina em língua portuguesa deste liceu mantém-se aberta ao público, já que alguns cursos continuam a decorrer. Os alunos podem assim continuar a usufruir deste espaço para pesquisas e estudo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o Blogue do jornal "Anunciador".
Adorei a viagem pelos monumentos de Bissau. Parabéns!