11/04/2008

Debate acerca do Ensino do Português na Guiné-Bissau

A convite da Embaixada do Brasil, os professores de Português do PASEG estão a participar num workshop sobre o ensino do português na Guiné-Bissau (de 4 a 6 de Novembro, no Centro Cultural Brasil/Guiné-Bissau).
No primeiro dia, e com o objectivo de estimular a reflexão e discussão acerca do ensino da língua portuguesa como língua segunda, os professores do PASEG puderam partilhar a sua experiência de actuação e as metodologias adoptadas a vários níveis, nomeadamente no ensino básico, no projecto de alfabetização e na formação de professores em exercício. Por outro lado, foi possível ouvir as dificuldades encontradas por alguns professores guineenses de Português enquanto docentes e enquanto aprendizes da língua. Foram também apresentados dois programas de alfabetização: na ilha de Caravela (Cooperação Brasileira) e numa tabanca no interior da Guiné-Bissau (SIL).
Para o dia 5 de Novembro está agendada a apresentação de várias metodologias aplicadas no Brasil, nomeadamente ao nível de metodologias de diagnóstico.
Trata-se do evento preparatório do "1º Encontro Nacional de Professores - Pensar a Guiné começa pelo Ensino de Português" (com realização prevista para Dezembro de 2008), organizado pelo Ministério da Educação Nacional e pela Associação Guineense de Professores de Português.
Neste primeiro dia de trabalhos, ficaram já esquematizados alguns pontos estratégicos de abordagem:
1) Promoção da Língua Portuguesa em contexto escolar e não escolar;
2) Sensibilização das entidades políticas competentes para a necessidade de Políticas Educativas sustentáveis;
3) Educação de jovens e adultos / Alfabetização
4) Criação de materiais e infra-estruturas (livros, bibliotecas)
5) Reestruturação curricular (Português com língua segunda e não como língua materna)
6) Formação inicial e formação contínua de professores
7) Diagnóstico inicial das crianças (identificar tipos de bilinguismo)

Sem comentários: