12/21/2008

"Natal para todos" terminou da melhor forma...

Depois da sessão de rabanadas à moda do Minho, que os alunos adoraram, pensei eu que podia dar por terminada a actividade de Natal. No entanto, os alunos lançaram-me o desafio de, em conjunto, criarmos a partir de materiais reutilizáveis, uma árvore de Natal grande.

Confesso que achei a ideia arrojada e, mesmo pensando que talvez não a conseguíssemos concretizar, fiz a lista do material necessário à construção da árvore de 2m de altura. Seguidamente pedi aos alunos para trazerem caixotes de papelão em razoável estado.

Quando já tínhamos todo o material necessário à sua confecção, marcamos um encontro para colocar mãos à obra.
Os alunos começaram por desmontar todos os caixotes.


Depois uniram-nos, com fita adesiva, como se se tratassem de uma grande folha de cartão.

Depois da “folha” elaborada enrolamo-la em cone, para dar forma à nossa árvore idealizada. A tarefa não foi nada fácil e foi mesmo necessária a ajuda da professora.

Revestimos o cone novamente com fita-cola e eis que surge a nossa árvore de Natal em bruto.


Sessão de pintura…

No dia em que nos reunimos para a pintura da árvore de Natal, descobrimos que com o calor a fita-cola estava a descolar-se.



Tivemos de pensar numa solução para melhorar a superfície da nossa árvore. Depois de algum tempo, eis que nos lembramos de revestir a nossa árvore com folhas de jornal.



Pouco a pouco a nossa árvore foi ganhando “vida”.




Devido ao seu enorme tamanho foi necessário que o Clema, o aluno mais alto que está a participar na actividade, colocasse o bico da árvore de Natal, sempre sob o olhar atento de todos os colegas.



E deu-se início à sessão de pintura, tendo sido o prateado a cor escolhida.



Depois da pintura seca procedeu-se à colocação dos enfeites.




Só falta a estrela…




E o resultado final foi…


Esta actividade teve como motivação a reutilização de materiais para a criação de objectos de natal, e como objectivos, desenvolver o trabalho de grupo e métodos de trabalho, incentivar à cooperação, incutir o espírito crítico, promover a criatividade e a imaginação, desenvolver o domínio da língua portuguesa através da oralidade, “trocar” diferentes tradições natalícias, nomeadamente entre Portugal e a Guiné-Bissau.

Da Guiné-Bissau os votos de um
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

3 comentários:

Anónimo disse...

FELIZ NATAL! UM OPTIMO 2009

Anónimo disse...

Aos guineenses e a todos os elementos do PASEG,

um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.

No bai disse...

Bom Natal e um 2009 de sonho!

Beijinhos

Liliana