4/28/2008

Nova Oficina em Língua Portuguesa!

Depois das obras terem parado por algum tempo, por falta de meios financeiros por parte da escola, as receitas da Feira do Livro permitiram retomar a recuperação de uma sala, como projectado, para alojar a nova Oficina em Língua Portuguesa no Liceu Jorge Ampa Cumelerbo.

Colaboradores e professores arregaçaram as mangas…


…e deram uma nova cor a esta sala!



Depois de tudo arrumado e limpo, os livros nas prateleiras e os computadores ligados, a Oficina abriu, finalmente, as portas ao público no dia 7 de Abril.

A adesão por parte da comunidade escolar foi enorme, logo desde o primeiro dia, e estudar ou trabalhar na Oficina rapidamente passou a fazer parte da rotina diária de muitos alunos e professores (ao fim de três semanas, o número de cartões de leitor emitidos já atingiu os setecentos).

Actualmente, para além da consulta de livros e jornais, os utilizadores da Oficina podem também pesquisar os mais diversos temas, graças a uma enciclopédia interactiva que ali se encontra ao dispor de todos.

Em termos de formação, continuam ali a realizar-se as sessões de GAP e os Cursos de Língua Portuguesa para professores e, mais recentemente, deu-se início dois a cursos de Informática (para os colaboradores da Oficina e para a estrutura directiva do Liceu).

4/20/2008

Encontro de Teatro da Guiné-Bissau 2008

Depois da sua última actuação em Bafatá, a 8 de Março, o Teatro Experimental de Bissau, grupo do Centro Cultural Português com o apoio do PASEG, concentrou-se na organização do Encontro de Teatro da Guiné-Bissau 2008.
Este evento decorreu no Centro Cultural Português, de 7 a 12 de Abril, e teve os objectivos de possibilitar um intercâmbio entre os vários grupos de teatro, promover novos grupos teatrais, as suas peças e historiais e de formar na área do teatro os actores e encenadores participantes.

O Encontro de Teatro da Guiné-Bissau 2008 contou com a participação de 13 grupos de teatro guineenses (dois deles do interior da Guiné-Bissau), com a realização de três ateliers na área do teatro (cada um com uma média de 25 formandos), dirigidos aos actores dos 13 grupos participantes, e com um debate final, no dia do encerramento, sobre o Teatro na Guiné-Bissau. Durante a semana do Encontro esteve ainda patente no Centro Cultural Português uma exposição permanente de fotografias, textos dramáticos, cartazes e históricos dos 13 grupos de teatro participantes.
O público foi incansável e, a cada dia, ia enchendo mais o Centro Cultural Português, onde cada grupo foi apresentando as suas peças de teatro. Nos dois últimos dias as actuações contaram com lotação esgotada! As apresentações do último dia, resultantes dos ateliers, foram de tal maneira enérgicas que o público permaneceu de pé a aplaudir actores e formadores. Foi difícil concentrar novamente os participantes na realização do debate sobre o Teatro na Guiné-Bissau, mas passada a euforia, os representantes dos grupos de teatro e o público trocaram ideias interessantes e capazes de inicar uma movimentação enriquecedora do teatro na Guiné-Bissau . No final, o PASEG ofereceu um Buffet a todos os presentes.
No dia 17 de Abril, foram já entregues no Centro Cultural Português os certificados de participação aos 147 participantes no Encontro de Teatro.

Os grupos de teatro guineenses estão de parabéns! O teatro da Guiné-Bissau deu a conhecer os seus protagonistas e pretende continuar a invadir de alegria o público guineense!

4/07/2008

Liceu Dr. Agostinho Neto

"Fóssei à Mistura" foi o nome da exposição, no âmbito das disciplinas de Química e Biologia, que esteve presente na Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Agostinho Neto, entre os dias 12 e 20 de Março. Nesta exposição, os alunos da escola tiveram a oportunidade de observar uma grande variedade de fósseis e de participar em várias experiências de química. A iniciativa permitiu aos alunos um contacto mais próximo e mais prático com as referidas disciplinas.

Liceu Dr. Agostinho Neto

Realizou-se no passado dia 6 de Março uma sessão de esclarecimento acerca do HIV-SIDA, na Oficina em Língua Portuguesa do Dr. Agostinho Neto.