7/12/2007

10 de Junho - Liceu Samora

No Liceu Samora Moisés Machel comemorou-se o dia 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – com várias actividades ao longo do dia.

Logo pela manhã, os membros da Direcção do Liceu discursaram na Oficina em Língua Portuguesa, chamando a atenção dos alunos para a importância deste dia.


A Oficina estava repleta de alunos e professores, atentos a tudo quanto se dizia e ansiosos por participar as actividades programadas.


Logo após os discursos, a audiência foi presenteada com uma emissão ao vivo do programa de rádio “Outras Vozes Também Vossas”. Duas professoras do PASEG que já dão voz a este programa na rádio Bombolom às quintas-feiras, fizeram a emissão na Oficina, com todas a rubricas habituais (adivinha, conto, curiosidade, quem pergunta quer saber, caminhos da leitura), dedicadas exclusivamente à data comemorativa. Tudo isto acompanhado, é claro, de muita música em português!

De seguida, os alunos puderam participar no interessante debate “Falar português. Porquê?”, moderado por um professor do PASEG, que levou todos os presentes a pensar seriamente na importância de falar português.


As actividades da parte da manhã terminaram com mais uma actuação do Canto da Samora, que, como já se vai tornando habitual, cantou e encantou!


A tarde começou com o filme em PowerPoint “Às voltas com a Lusofonia”, que levou o público numa viagem bem divertida por todos os países membros da CPLP.


As comemorações prosseguiram com a realização de vários jogos de língua portuguesa: Jogo do STOP, Palavras-Cruzadas, Palavra-Puxa-Palavra, Scrabble. Os alunos puderam ainda testar os seus conhecimentos sobre os países membros da CPLP com o jogo Trivial da Lusofonia (jogo pensado especificamente para a data, elaborado por todos os professores do PASEG e jogado em todas as Oficinas em Língua Portuguesa neste dia).




Este dia tão animado terminou com a entrega dos prémios aos vencedores e a todos os participantes pelo Adido para a Cooperação Portuguesa, Dr. Guilherme Zeverino.

Sem comentários: