1/30/2008

Depois de alguns contratempos, a Oficina do Liceu Samora Moisés Machel finalmente colocou a Internet ao dispor de todos os seus utilizadores.
O primeiro aluno a navegar nas páginas desta teia mundial, repleta de informações, foi o Uffé Vieira.



E, imaginem só... este aluno, que tem veia de poeta, manifestou o seu desejo de publicar alguns poemas. Sob orientação de uma professora, criou um blog e prometeu voltar, para dar a conhecer os seus escritos.
Uffé, ficamos à espera... in http://aspoesiasdeuffe.blogspot.com/

1/29/2008

A pesquisa da semana


"Quem não tem cão, caça com gato."
Este provérbio retrata bem a seguinte situação vivida nas nossas Oficinas: ao longo destas semanas tem-se verificado que uma significativa parte dos alunos que frequentam a Internet das Oficinas tem procurado com muita regularidade os resumos semanais on-line da novela brasileira Caminhos do Coração, que passa diariamente na televisão nacional guineense. Rapazes e raparigas lêem com entusiasmo as novidades do enredo.
Na verdade, na ausência de revistas nacionais com a programação da Tv e os resumos das novelas, os interessados procuram outros meios.

1/28/2008

Aprender Português pela Internet




Um grupo de dez professores do Liceu Jorge Ampa que frequentava, semanalmente, nesse liceu, um curso de aperfeiçoamento da língua portuguesa na oficina em língua portuguesa, começou hoje outra fase deste curso, inseridos no projecto Aprender Português pela Internet.


Aproveitando as novas tecnologias existentes nas outras oficinas, nomeadamente a Internet, este grupo de professores passou a frequentar a oficina em língua portuguesa do Liceu Nacional para, desta forma, também participar no projecto Aprender Português pela Internet.


Destes dez professores guineenses, apenas um já tinha tido acesso à linguagem informática, os restantes foi hoje a primeira vez.

1/10/2008

Adivinha Certo - Filosofia e Cultura em Passatempos

Adivinha Certo consiste na compilação dos passatempos de Filosofia Cruzada, publicados no jornal Nô Pintcha ao longo do ano 2007 por uma professora do PASEG. Esta publicação está dividida em três momentos: ‘Temas Genéricos’, ‘Filosofia e Cultura’ e ‘Áreas Clássicas da Filosofia’. Conta ainda com um breve enquadramento teórico sobre ‘O que é a Filosofia?’ e sobre as ‘Épocas Históricas da Filosofia’. Embora o intuito tenha sido essencialmente lúdico, houve sempre uma preocupação didáctica na elaboração dos conteúdos. Assim, este livro poderá ainda constituir material de apoio para alunos e professores, já que muitos dos temas apresentados são familiares aos currículos da disciplina da Filosofia, seja no Ensino Secundário Complementar, seja no Ensino Superior.

1/09/2008

Notícias de Bissau

De regresso ao trabalho após a interrupção do Natal encontrámos as nossas escolas em greve, mas o trabalho diário continua. A agência Lusa, a este propósito, noticiou o seguinte:
Greve no ensino da Guiné-Bissau não afecta professores lusos
Bissau, 8 jan (Lusa) - A greve geral no setor do ensino público guineense não afecta a actividade dos 40 professores portugueses que leccionam nos oito liceus de Bissau, disse nesta terça-feira à Lusa o representante da Cooperação portuguesa na Guiné-Bissau.Guilherme Zeverino notou, contudo, que apesar da greve constituir "um constrangimento institucional" para o Programa de Apoio ao Sistema Educativo na Guiné-Bissau (PASEG), os professores portugueses mantêm a sua atividade lectiva, dando formação aos docentes guineenses e desenvolvendo outras iniciativas.O representante da cooperação portuguesa apontou a coordenação dos trabalhos na Oficina da Língua Portuguesa, em Bissau, onde são ministrados cursos de Português, Matemática e Informática, como sendo atividades com as quais grande parte dos 40 professores lusos ocupa o seu tempo.De acordo com Guilherme Zeverino, a maioria dos docentes portugueses tem uma ou duas turmas de aulas nos oito liceus de Bissau, concentrando-se mais na formação dos colegas guineenses nas disciplinas de Português, Matemática, Química-Física, Filosofia e brevemente Biologia."Apesar das greves, há incentivos e matérias que podem ser trabalhadas", afirmou o representante.Guilherme Zeverino destacou que o PASEG, em curso desde 2000, tem-se afirmado mesmo com os constrangimentos já vividos ao longo dos anos.O responsável pela cooperação portuguesa na Guiné-Bissau concordou que as greves prejudicam a qualidade do ensino, mas notou que afetam mais os professores guineenses e sobretudo os alunos.Segundo Guilherme Zeverino, os "constrangimentos institucionais" já estavam identificados no âmbito do PASEG, pelo que o projeto focaliza-se nas outras áreas, principalmente dando formação e cursos de Português aos funcionários do Parlamento, da Polícia Judiciária e aos jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social local.Os professores guineenses iniciaram segunda-feira uma greve de dez dias para exigir o pagamento de salários em atraso e a melhoria das condições laborais.Em conseqüência, as escolas públicas do ensino básico ao secundário estão paradas.Fonte do gabinete do secretário Estado do Ensino, Joaquim Baldé, disse à Lusa que há negociações entre o governo e os sindicatos dos professores com vista ao encerramento da greve, que é a terceira nos últimos três meses.

Notícia retirada da Lusa (http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=12946 )