3/25/2008

Lançamento dos Livros

No passado dia 21 de Março, foram apresentados os livros Ciência na Tabanka – Aprender Física na Escola e em Casa e Adivinha Certo – Passatempos de Filosofia e Cultura (2ªed.), pelos seus autores (professores do PASEG).

No lançamento dos livros estiveram presentes vários elementos da Direcção do jornal Nô Pintcha; elementos do Ministérios da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau; alunos e professores dos liceus de Bissau; o Director Geral da MTN da Guiné-Bissau; professores e Coordenadora do PASEG; entre outros.
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Foram distribuídos gratuitamente alguns livros pelos professores e alunos das respectivas áreas (Física/Química e Filosofia).

Esta distribuição será posteriormente alargada a outros professores dos liceus, nomeadamente aos que estão a receber formação pelos professores do PASEG.

O evento terminou com o discurso da Coordenadora do PASEG, Dra. Helena Castro, que aproveitou para felicitar o jornal Nô Pintcha pelo seu 33º aniversário.


3/18/2008

Ciência na Tabanka

Na próxima Sexta-feira, dia 21 de Março, será apresentado ao público o livro Ciência na Tabanka - Aprender Física na Escola e em Casa, bem como a segunda edição do livro Adivinha Certo - Filosofia e Cultura em Passatempos. O lançamento dos livros irá decorrer no Centro Cultural Português de Bissau, pelas 10h00.
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Ciência na Tabanka - Aprender Física na Escola e em Casa

A publicação Ciência na Tabanka – Aprender Física na Escola e em Casa está dividida em duas partes. Na primeira parte, é apresentado um conjunto de actividades experimentais de Física acompanhadas de uma justificação/interpretação científica para os fenómenos observados. É de realçar que o material utilizado nas actividades experimentais se encontra com muita facilidade e a um preço muito acessível na feira. Na segunda parte, são apresentados e explicados mais pormenorizadamente alguns temas, conteúdos e conceitos que sustentam teoricamente as actividades experimentais apresentadas. Muitos dos conceitos teóricos abordados fazem parte dos programas da 7ª, 8ª e 9ª classes.Os temas abordados enquadram-se nos capítulos de Fluidos; Mecânica; Óptica e Electricidade.

É de referir ainda que todas as actividades experimentais apresentadas foram realizadas e testadas com alunos do Liceu Nacional Kwame N`Krumah, em Bissau.

3/11/2008

Aprender Português pela Internet


Depois de seis meses, os professores que frequentam o curso Aprender Português pela Internet continuam a descobrir novas ferramentas de apoio ao domínio da língua portuguesa. Durante esta semana, estão a utilizar de novo uma gramática de português on-line e a realizar exercícios gramaticais interactivos. Ao mesmo tempo, vão criando documentos no GoogleDocs.

Antologias de Textos

No âmbito do apoio ao ensino básico e secundário, o PASEG inscreveu nos seus objectivos, desde o seu início em Janeiro de 2001, para além da docência e da criação/dinamização das Oficinas em Língua Portuguesa, o apoio aos docentes, através da formação em exercício.

A prossecução deste último objectivo enfrentou obstáculos que atrasaram a implementação da formação de professores de forma planeada, até ao ano lectivo de 2006/07, em que foram criados, com a anuência do Ministério da Educação e do Ensino Superior, os Grupos de Acompanhamento Pedagógico (GAP) para as disciplinas de Português e Matemática. Apesar do seu carácter experimental, os resultados obtidos nos GAP demonstraram ser esse o caminho a seguir, com vista à capacitação do maior número de docentes do ensino básico e secundário.

Um dos constrangimentos enfrentados na prática docente relaciona-se com a inexistência de manuais, o que obriga os professores a longas e penosas transcrições no quadro e os alunos a cópias sistemáticas para o papel. Grande parte das aulas é, assim, passada em tarefas pouco criativas, em que quase não existe espaço para a relação professor/aluno.

O trabalho dos GAP de Português, no anterior ano lectivo, debateu-se com essa dificuldade, pelo que são agora coligidos alguns textos que tornarão mais eficaz a preparação das aulas e, sobretudo, o desenvolvimento destas. Apesar de muito simples, estas antologias pretendem servir de base ao trabalho dos professores do PASEG com os seus colegas e, sobretudo, dotar estes últimos dum material que lhes permita uma maior liberdade na sala de aula, possibilitando, simultaneamente, uma harmonização do trabalho desenvolvido por todos.

Deseja-se também que os alunos, na posse deste material, possam frequentar as aulas de Português com mais prazer, descobrindo o quanto a língua portuguesa lhes pode abrir caminhos para o Conhecimento e para o Mundo.

Helena Castro
Coordenadora do PASEG