5/30/2007

Dia de África


No dia 25 de Maio de 1963 era criada, em Addis Abeba, a Organização da Unidade Africana (OUA), cuja carta foi assinada pelos 32 países africanos então independentes. Os objectivos eram claros: independência, soberania e solidariedade incondicional.
Embora em 2002, a OUA tenha sido substituída pela União Afrinaca (UA), a comemoração do Dia de África continuou a ser celebrado a 25 de Maio, visando, sobretudo, lembrar o ponto de partida, o muito caminho percorrido e o que falta para chegar à meta de «uma África unida e forte», capaz de concretizar os sonhos dos fundadores: «liberdade, igualdade, justiça e dignidade».
De forma a comemorar este dia, alguns professores do PASEG dinamizaram algumas actividades no Liceu Samora Moisés Machel.
Assim, no dia anterior, foram afixadas algumas informações importantes sobre a data no placar da Oficina em Língua Portuguesa.




No dia 25, com a autorização do director do Liceu, as aulas foram interrompidas por volta do meio-dia, de forma a todos os alunos poderem assistir ao evento, e o recinto escolar encheu-se de jovens curiosos.

Depois de uma breve explicação da efeméride por parte de uma das professoras do PASEG, dois alunos declamaram alguns poemas alusivos ao continente africano.

A comemoração terminou com a actuação do grupo “Canto da Samora”, que pôs toda a audiência a aplaudir e a cantar algumas músicas africanas em língua portuguesa.



Sem comentários: