5/30/2007

Dia de África


No dia 25 de Maio de 1963 era criada, em Addis Abeba, a Organização da Unidade Africana (OUA), cuja carta foi assinada pelos 32 países africanos então independentes. Os objectivos eram claros: independência, soberania e solidariedade incondicional.
Embora em 2002, a OUA tenha sido substituída pela União Afrinaca (UA), a comemoração do Dia de África continuou a ser celebrado a 25 de Maio, visando, sobretudo, lembrar o ponto de partida, o muito caminho percorrido e o que falta para chegar à meta de «uma África unida e forte», capaz de concretizar os sonhos dos fundadores: «liberdade, igualdade, justiça e dignidade».
De forma a comemorar este dia, alguns professores do PASEG dinamizaram algumas actividades no Liceu Samora Moisés Machel.
Assim, no dia anterior, foram afixadas algumas informações importantes sobre a data no placar da Oficina em Língua Portuguesa.




No dia 25, com a autorização do director do Liceu, as aulas foram interrompidas por volta do meio-dia, de forma a todos os alunos poderem assistir ao evento, e o recinto escolar encheu-se de jovens curiosos.

Depois de uma breve explicação da efeméride por parte de uma das professoras do PASEG, dois alunos declamaram alguns poemas alusivos ao continente africano.

A comemoração terminou com a actuação do grupo “Canto da Samora”, que pôs toda a audiência a aplaudir e a cantar algumas músicas africanas em língua portuguesa.



5/29/2007

"Vida de Cientista"

No segundo semestre do ano lectivo, iniciou-se uma nova actividade no Liceu Dr. Agostinho Neto chamada “Vida de Cientista” que consiste em conhecer a vida dos cientistas que fazem parte da nossa história.
Com esta iniciativa os alunos aprendem a realizar pesquisas, desenvolvem a escrita, debatem algumas ideias sobre a pesquisa realizada e conhecem os feitos científicos de cada cientista estudado, bem como as dificuldades que tiveram de ultrapassar de acordo com a época em que viveram. No final reúnem toda a informação para colocar num cartaz e expor na Oficina em Língua Portuguesa.
O sucesso está à vista!


Alunos a realizarem a pesquisa e a sintetizar a informação sobre os cientistas.




Os primeiros cientistas a serem estudados foram Nicolau Copérnico e Arquimedes!



Os alunos da “Vida de Cientista

25 de Maio - Dia de África

No dia 25 de Maio comemora-se o Dia de África.
Para assinalar a data, os professores do Liceu Dr. Agostinho Neto recolheram informação sobre a origem deste dia, bem como algumas reflexões dos alunos sobre este dia e dispuseram toda esta informação no placar da oficina.


Para além desta informação realizou-se uma actividade, que consistiu na correspondência entre o nome do país, a bandeira e a respectiva localização geográfica no continente africano. Foi uma actividade muito dinâmica que envolveu a participação dos alunos, que pintaram as bandeiras e o nome dos países que fazem parte da União Africana. Desta forma os alunos ficaram a conhecer os países da União Africana assim como a sua localização.





Toda a actividade foi animada por música africana e acompanhada de uma exposição de peças de artesanato guineense do Centro Artístico Juvenil.

Com esta iniciativa pretendeu consciencializar-se os alunos para os valores e cultura que unem todos estes países.
Foi uma boa forma de comemorar um dia tão importante para África assim como aprender mais sobre este continente!

5/28/2007

Cursos de Língua Portuguesa e Informática para Militares Guineenses

No âmbito das actividades de promoção da Língua Portuguesa pelos professores do PASEG, desde o dia 30 de Novembro de 2006 que militares dos três ramos das Forças Armadas frequentam cursos de Língua Portuguesa e Informática.
Com uma carga horária semanal de três horas, os três cursos de Língua Portuguesa são, essencialmente, um a partir de textos utilitários e, os outros dois, a partir da Informática. Os cursos de Língua Portuguesa têm quinze formandos cada e os cursos de Informática têm dez. Os referidos cursos, tendo a duração de um ano lectivo, estão no período final.

5/22/2007

Teatro Escolar em movimento pelas Oficinas


Em Janeiro, cinco alunos de uma turma da décima classe dirigiram-se à Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Nacional com vontade de participarem numa actividade relacionada com a língua portuguesa. O professor do Paseg que os recebeu propôs-lhes uma dramatização de uma pequena peça teatral cómica, "A Tia de Bissau". Logo que se aperceberam do conteúdo da peça, ficaram bastante motivados. Após alguns ensaios semanais, sem horas marcadas, apenas quando eles quisessem ensaiar, sentiram-se preparados para apresentar a pequena peça aos colegas que frequentam as Oficinas. Assim, desde o passado dia 4 de Maio, às sextas-feiras, têm animado as Oficinas em Língua Portuguesa.

A 4 de Maio, depois de actuarem no Liceu Nacional, dirigiram-se à Oficina do Liceu Dr. Agostinho Neto, onde durante meia-hora fizeram rir todos os que lá assistiam.


No dia 11 de Maio, o grupo de alunos que frequenta o curso de poesia na Oficina do Liceu Nacional declamou poemas de poetas lusófonos antes da peça teatral.

Depois da declamação de poemas, seguiu-se a dramatização da peça "A Tia de Bissau".


Na semana seguinte, actuaram na Oficina do Liceu Dr. Samora Machel para duas turmas de alunos.

Num primeiro momento, declamou-se poesia num ambiente de música clássica, com a colaboração de três alunos do curso de guitarra clássica.


Terminada a declamação de poemas, entraram em palco os alunos do teatro.

No mesmo dia, 18 de Maio, o grupo de teatro fez mais uma actuação, dessa vez, na Oficina da Escola Norrmal 17 de Fevereiro.

No dia 24 de Maio, visitaram o Liceu João XXIII e actuaram num recinto ao ar livre.

No mesmo dia, foram até à Escola Ucla para fazerem mais uma actuação. Num primeiro momento, as crianças ouviram poemas acompanhados à guitarra. Depois, assistiram com muito entusiasmo à peça "A Tia de Bissau".


(Clique, por favor, nas imagens para ampliar!)

5/21/2007

Fotonovela - Escola Viva

(Clique, por favor, na imagem para ampliar e ler!)

5/19/2007

Dia da Mãe









No primeiro domingo de Maio comemorou-se o Dia da Mãe. Convidámos os alunos a vir conhecer a origem desta homenagem a todas as mães e a descobrir as palavras com que alguns poetas homenagearam essa figura maternal. Convidámo-los também a participar nessa homenagem com os seus próprios textos!

«Olha, mãe, nunca me vou esquecer do nome tão lindo, maravilhoso e amável que é o teu nome, porque já está inscrito no meu coração.»
Poluxo A. Yé (aluno)


Almada Negreiros, Maternidade (1935)



(Clique, por favor, na imagem, para ampliar e ler!)

1 de Maio



Afinal, por que é que no dia 1 de Maio se comemora o Dia Mundial do Trabalhador? Os alunos do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha quiseram saber tudo sobre essa questão e, para isso, consultaram a exposição que estava patente na sua Oficina em Língua Portuguesa.

"A Liberdade"



«Liberdade é o homem poder viver sem ser perseguido; é o homem poder viver com tranquilidade e, assim, ser feliz!»
Nicandro Indi


O 25 de Abril, data em que se comemora a Revolução dos Cravos, é um dia de poesia por representar a reconquista daquele que é um dos maiores bens para qualquer ser humano: a LIBERDADE! Liberdade de ser, liberdade de viver, liberdade de falar e escrever…Esta palavra cheia de valor e magia inspirou alguns alunos que frequentam a Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha, que deixaram, inscrita num cravo, a sua própria definição de liberdade.

«A liberdade é tudo aquilo a que o ser humano tem direito. É o ser humano ter o direito de escolher o que quer fazer, de pensar por si, de criticar, de avaliar…»
Ucalá Mendes


«Ter liberdade é ser livre de pensar, agir, escolher e decidir.»
Domingos Lopes da Costa

«Só há liberdade a sério quando há paz.»
Januário Mancanha
«Para mim a liberdade é o começo de uma vida saudável, em que não somos conduzidos por ninguém, sem nos sentirmos forçados a fazer o que quer que seja. Sermos livres é podermos agir à nossa maneira, sempre respeitando os outros.»
Natália Correia da Silva

O "Sempre em Dia"

O “Sempre em Dia” está de volta à nossa Oficina em Língua Portuguesa com as suas adivinhas, curiosidades, histórias, poemas e muito mais. Os alunos acorrem a tentar desvendar os mistérios do “Sempre em Dia”, resolvendo os passatempos que lhes são propostos. E também assim, brincando, se aprende Português no Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha!

5/16/2007

Fotonovela - Escola Viva





Aproveitando o forno solar que fora feito na semana passada, os alunos da fotonovela resolveram ensinar, pela fotonovela, como se constrói um forno solar. Reforçaram a caixa de madeira com papel de alumínio e prepararam dois ovos para serem cozidos no forno.



Esperaram apenas meia-hora para que os ovos cozessem, pois era hora de grande calor. No final, todos saborearam os ovos cozidos dentro do pão, partilhando com os colegas que assistiam à realização de mais um episódio da fotonovela.