2/18/2008

VI Aniversário das Oflp no Liceu Samora M. Machel

No âmbito do VI Aniversário das Oficinas em Língua Portuguesa, o Liceu Samora Moisés Machel também promoveu uma Feira do Livro, que decorreu de 13 a 15 de Fevereiro.
A adesão por parte de alunos e professores foi imensa e veio reforçar a importância dada aos livros por parte da comunidade escolar, que lida com a carência de recursos diariamente.

Para além da Feira do Livro, foram promovidas outras actividades.
Assim, no dia 14 de Fevereiro, de forma a assinalar o Dia dos Namorados, os alunos puderam escrever as suas mensagens de amor num placar colocado no pátio do Liceu… e que sucesso teve o placar! Os mais inspirados deixaram ali apaixonadas declarações de amor e os restantes aproveitaram para as copiar!

Ainda dentro das comemorações, na sexta-feira, dia 15, a Oficina deste Liceu organizou outras actividades, que contaram com a total participação de alunos e professores.
Pelas 11:00 foi apresentada a dramatização de um conto do livro Fogo Fácil, da autoria de Marinho de Pina, jovem escritor guineense.

Sob o olhar atento da assistência, o conto – O filtro do amor – foi dramatizado por alguns alunos / colaboradores e contou com a participação de duas professoras do PASEG.

Após a divertida dramatização, dois professores do PASEG orientaram um debate em torno do tema fulcral do conto: a poligamia.

A manhã terminou com o concurso “Prova de Amor”: Três raparigas e três rapazes, sob o olhar atento de um júri composto por professores e funcionários da Oficina, tentaram conquistar os corações dos que os ouviam, com declarações amorosas, poemas, danças e canções.

E embora as máquinas fotográficas não tenham registado o momento, houve até um beijo apaixonado!

3 comentários:

sabrina disse...

É bom saber que existem pessoas como voces no mundo...Força.

Beijos para a Sandra de Paredes de Coura de uma amiga dela de Braga
S.R

Anónimo disse...

Damu pa kmu to?.. Nano ni klase blog man?

Anónimo disse...

Proposta de intercambio postal entre alunos do Brasil e GUINÉ BISSAU


Aos Professores e amigos do Liceu Samora M. Machel

Nesta oportunidade tenho a intenção de propor aos professores desta escola uma proposta de intercambio postal entre os alunos brasileiros, da escola em que atuo, e os alunos do Liceu Samora Machel . Isto posto, com o interesse de aproveitarmos os recursos que a troca de cartas oferece no processo de ensino/aprendizagem dos alunos.

No oficio de professor de História as trocas de correspondências entre os alunos é valiosa para trabalhar a temática de diversidade cultural e , conseqüentemente, possibilitar ao aluno conhecer a história e o modo de vida de outros povos.



Tal projeto pode ser desenvolvido com produção de textos dos alunos, a partir de análise de paisagens de cartões postais e fotografias de sua localidade, com a intenção de apresentar elementos da identidade local aos alunos da outra escola. Esta metodologia de troca de cartas mostrou-se eficaz em outro projeto que desenvolvi no ano de 2007. (disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=JC95g14VK1o).



Com isso, aguardo a disposição de professores do Liceu Samora Machel para responder a esta proposta de trabalho e, num segundo momento, entrarmos em mais detalhes nas atividades deste projeto.



Grato



Herivaldo Alves Pereira

endereço eletrônico: her.pereira@hotmail.com

Professor Efetivo de História

Escola Estadual Arlindo Fantini

Presidente Prudente – Estado de São Paulo

Brasil