3/09/2009

Compostagem doméstica

Depois dos atentados que vitimaram o presidente da república da Guiné-Bissau (“Nino Vieira) e o CEMGFA (Tagme Na Waie) as coisas não foram fáceis por Bissau. Os Liceus estiveram praticamente vazios, mas alguns professores do PASEG, colaboradores das OfLP, elementos de ONG`s, funcionários da Câmara Municipal de Bissau, entre outros, receberam um curso de formação intensiva sobre a compostagem doméstica que se realizou em Bissau, de 03 a 06 de Março, promovido pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e pela Câmara Municipal de Bissau em parceria com a Placon–GB, com o apoio da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, do PASEG (Projecto de Apoio ao Sistema de Ensino na Guiné-Bissau), da Cáritas da Guiné-Bissau e o financiamento da Cooperação Portuguesa – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

A compostagem consiste numa técnica tradicional de transformação dos substratos orgânicos de diversas origens, num produto estável, rico em substâncias húmidas, higiénico, sem cheiro e com aspecto terroso: “o composto".

Em breve este tema será abordado nas oficinas em língua portuguesa dos liceus onde o PASEG está presente, com a realização de um ou mais compostores nos respectivos liceus.

Na cerimónia de encerramento estiveram presentes a Sr. Ministra da Agricultura da Guiné-Bissau, o Sr. Presidente da Câmara municipal de Bissau, o Sr. Adido da Cooperação Portuguesa, entre outros.
Formação:
.
.
Componente prática da formação (realização de um compostor):










Encerramento da Formação:



1 comentário:

Anónimo disse...

Conheço a Fátima, formadora que esteve ai a falar de compostagem.
Desejo que as sementinhas sejam plantadas em muitas escolas!

Eu trabalho com grupos de jovens, cerca de 12 aqui em Portugal. Três desses grupos de jovens também sensibilizam para a questão da compostagem.
Fica aqui um blog:http://ecoclubinos.blogspot.com/
Se puder ajudar, seja no que for disponham! Força Guiné... Portugal está convosco!!!:)
Abraço, Sónia