3/09/2009

Escola Limpa no Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha

Apresentamos algumas actividades realizadas no liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha, no âmbito do projecto “Escola Limpa”:

Limpeza e manutenção dos espaços

Como forma de sensibilização, professores e alunos ocuparam-se, durante uma semana, da limpeza do espaço escolar. Esta actividade decorreu durante as aulas de Educação Física.


A partir desta actividade, organizou-se e calendarizou-se a limpeza diária do recinto escolar para todo o ano lectivo, em sistema de rotatividade. Caberá a cada turma, uma vez por mês, a limpeza do recinto durante uma aula de Educação Física. A limpeza das salas de aula e restantes instalações continua a cargo dos funcionários da escola.
Uma vez que ainda não é possível a recolha dos resíduos, por parte da Câmara Municipal ou outra entidade competente, cabe aos funcionários da escola a queima do lixo num local afastado das salas.
.
A direcção da escola adquiriu caixotes do lixo para colocar no recinto escolar. Com a ajuda de uma professora do PASEG, alguns alunos da 8ª e 11ª classe, procederam à pintura dos caixotes.


Sensibilização e Reutilização

No dia 12 de Fevereiro de 2009, realizou-se na Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Rui B. Cunha um atelier de reutilização de materiais, alusivo ao Dia dos Namorados. No início da actividade, explicou-se aos alunos os objectivos do atelier e da reutilização do lixo: cada participante deveria criar um presente para oferecer ao namorado ou namorada, sem gastar dinheiro e utilizando exclusivamente materiais “inutilizados”. Entre estes materiais encontravam-se, por exemplo, restos de papéis e cartões, pacotes de leite vazios, restos de tecidos, caixas inutilizadas (de medicamentos, bolachas, etc.) ou latas de refrigerantes. Quanto aos restos de cartões coloridos, muito usados pelos alunos nos seus trabalhos, estes podem ser encontrados em qualquer gráfica da cidade. As gráficas colocam diariamente no lixo restos de cartões e papéis que podem ser recolhidos por qualquer interessado.








Esperamos em breve trazer mais notícias sobre o desenvolvimento do projecto Escola Limpa no Liceu Dr. Rui Cunha.
__________________________________________________
Também pode ler as notícias sobre a Escola Limpa no Liceu Dr. Rui Cunha no jornal escolar deste liceu: aqui.

Sem comentários: